A Informação Que você Precisa

Como ganhar dinheiro vendendo chocolates artesanais


Quem deseja ganhar uma renda extra mas não tem muito para investir pode se aventurar a fabricar e vender bombons e artigos de chocolate artesanais.
Chocolates artesanais são produtos que se vende facilmente e para todos os públicos, seja levando para colegas de serviço comprarem no horário do almoço, seja colocando uma banca na frente de casa ou na garagem ou mesmo indo com uma caixa de isopor vendendo por ai em pontos de ônibus ou saídas de escola ou mesmo oferecendo de porta em porta.
Para trabalhar com chocolates e bombons artesanais não é necessário muito conhecimento a principio, já que não é difícil aprender a trabalhar e fabricar chocolates, mas é preciso gostar de lidar com alimentos e não ter medo de trabalhar, pois muitas vezes o empreendedor que começa a fabricar e vender bombons de chocolate tem alguma outra ocupação e só dispões das folgas para dar conta da produção, o que muitas vezes vai necessitar varias horas de serviço durante as folgas, principalmente nas semanas que antecedem a pascoa, quando as vendas podem aumentar até 300 % , o que exige muito mais trabalho de produção.
 O empreendedor que decide ganhar renda extra trabalhando com chocolate também precisa ser criativo para fazer novos produtos e agradar ao paladar de seus clientes, criando sabores diversos e testando novas formas e combinações.

Investimento inicial para um negócio de chocolates artesanais
É possivel começar um negócio na fabricação e venda de chocolates artesanais de maneira informal, dentro de sua própria cozinha, para atender apenas a vizinhos, colegas de serviço e pequenas encomendas ou abrir uma empresa / loja de chocolates, os investimentos iniciais são bem diferentes e a estrutura necessária para cada um deles também.




Caso deseje começar a trabalhar com bombons e chocolates como opção de segunda renda, seu investimento inicial será próximo de 300,00 R$dependendo da região, pois tudo o que vai precisar são formas de trufas, formas de bombons, formas de ovos de pascoa e de corações de chocolate em tamanhos variados, chocolate meio amargo, ao leite e branco além de outros ingredientes utilizados na fabricação de alguns produtos e em recheios  e embalagens para acomodar os produtos.
Já se o que você pretende é montar uma loja de chocolates  será necessário um investimento inicial próximo de 25.000,00 R$ pois além das coisas citadas acima, você precisara alugar e reformar um ponto comercial, comprar balcões de exposição e refrigerados para armazenas produtos mais delicados, balanças caso deseja vender bolos ou doces por quilo, contratar mão de obra especializada e separar um espaço onde será feita a confecção dos produtos, que precisa ter uma mesa  de trabalho adequada e prateleiras adequadas para guardar as formas e utensílios utilizados .
Neste caso também sera preciso escolher uma localização com bom movimento de pessoas, próximo a centros comerciais. Também é preciso pensar em distribuir seus produtos a um bom preço para restaurantes ou cafeterias próximas.

Diversificar e divulgar sua chocolateira
Ao trabalhar com chocolates e trufas e muito importante fornecer produtos de qualidade e bonitos, investir um pouco na qualidade dos chocolates , sabores de recheios e em embalagens personalizadas pode fazer toda diferença aos olhos dos clientes.
Quem decidi vender os chocolates em lojas ou mesmo num espaço separado na garagem de casa  pode oferecer bolos e frutas cobertas de chocolate em espetos ou copinhos.
Sair com amostras para restaurantes, bares, lanchonetes, cafeterias ou mesmo cantinas de escolas pode ser uma boa forma de divulgação, negociar encomendas fixas nestes lugares ou simplesmente deixar o telefone e dizer que está disponível para aceitar encomendas pode render bons clientes.

De olho no mercado
Tomar todo cuidado ao manusear e fabricar seus bombons também é essencial, como em todo produto alimentício, quem trabalha na cozinha ou tem contato direto com o produto precisa usar touca nos cabelos, sempre, mesmo que sejam curtos, também é necessário que se utilize luvas e aventais.
Na época da pascoa, muitas vezes será necessário contratar pessoal temporário, já que os preços e qualidade de ovos e chocolates caseiros são bem melhores que os praticados no mercado por produtos industrializados, além disso o cliente tem a opção de escolher como quer seu ovo de pascoa ao encomendar o caseiro, possibilidade que não existe com produtos industrializados.
O chocolateiro também tem que ficar de olho nas tendências de mercado, muitos pais por exemplo, até gostariam de dar a seus filhos um ovo de pascoa caseiro, mas as crianças ficam encantadas com os brindes e brinquedos que acompanham algumas marcas, o empreendedor pode ficar de olho nestas tendências e porque não, usar a criatividade para acompanha-las, fornecendo também pequenos brindes junto com os ovos de pascoa por ele fabricados.

Especialização em produção de chocolates
É muito importante que o chocolateiro procure sempre inovar  em suas receitas e aprender receitas novas, muitas vezes a experiencia e boa vontade não são o suficientes para fazer um negócio se destacar e crescer, por isso é preciso que o chocolateiro procure cursos e palestras que ensinem novas receitas e traga para sua experiencia novos  técnicas. Existem muitos cursos para quem gosta ou deseja trabalhar com chocolate, muitos são gratuitos ou ministrados em lojas especializadas em produtos para quem produz doces e chocolates e fornecem cursos gratuitos caso o chocolateiro compre seus produtos para participar desses cursos e alguns mesmo são ministrados por escolas profissionalizantes de ongs  ou shoppings com custo reduzido, logo, vale a pena buscar mais conhecimento e profissionalismo.


0 comentários:

Postar um comentário

Escreva seu email e receba novidades.

Obrigado pela Visita!