A Informação Que você Precisa

Como fazer Controle de estoque



Todo comercio ou empresa que trabalhe com produtos e não com serviços precisa ter ao menos um pequeno estoque para atender a demanda de seus produtos, para não haver perdas e prejuízos  é preciso que o empresario tenha um controle preciso de seu estoque, não só para inibir pequenos furtos como também para não ficar com mercadoria encalhada no estoque e outras de boa saída faltando nas prateleiras.
O controle de estoque precisa ser feito de maneira detalhada, melhor se seu estoque for muito bem organizado de modo que cada item tenha seu lugar nas prateleiras, principalmente se sua empresa trabalha com produtos perecíveis ou de durabilidade média pois se não houver organização em seu estoque podem restar itens não contados atras de itens de outro produto o que pode significar a perda do produto ou deixar de atender um cliente por não saber onde o produto estava.
Para fazer um bom controle de estoque é preciso primeiro saber quanto há de cada produto na empresa, se sua empresa é um comercio é preciso contabilizar não só o estoque como a loja.
Depois de fazer uma listagem detalhada de todos os produtos e quantidades dos mesmos será preciso iniciar seu controle de estoques propriamente dito.

Como organizar o estoque

Como fazer o capital de giro


Faça uma planilha ou tabela de controle de estoque contendo, o nome e a referencia de cada produto, contendo em colunas separadas, a quantidade inicial, a quantidade vendida, atualizada a cada dia, a quantidade de produtos novos recebidos e a quantidade em estoque atual também atualizada constantemente. Também é importante que sua planilha contenha o valor de custo de cada produto, o valor de venda , a quantidade em valores vendida, e a quantidade em valores no estoque que também deve ser atualizada a cada dia. No caso de sua empresa trabalhar com produtos perecíveis também é importante constar a data de recebimento e a data de vencimento de cada produto para evitar perdas.
Se sua empresa trabalha com encomendas e reservas de produtos, faça uma planilha de produtos separados a parte.
Deixe um espaço para anotações pertinentes e atualize em períodos constantes seu relatório de controle de estoque, faça contagem com frequência para garantir que não hajam divergências entre seus relatórios e seu estoque real, afinal tudo o que der entrada, precisa dar saída ou permanecer no estoque e você precisa saber e cobrar de seus colaboradores para que todas as informações batam.


Escreva seu email e receba novidades.

Obrigado pela Visita!