A Informação Que você Precisa

Como montar uma escala de folgas


Você precisa organizar corretamente a grade de folgas de seus funcionários, tanto pelo melhor rendimento deles no período de trabalho quanto para evitar processos trabalhistas.
Um funcionário com os devidos períodos de descanso produz mais e muitas vezes, quando essas folgas são em escala e abrangem dias da semana evitam faltas para resolver problemas de documentação e bancários.
Ao criar a escala de folgas e turnos de seus funcionários você precisa estudar as necessidades da empresa, quais os dias da semana mais fracos em movimento e quantos funcionários atendendo simultaneamente precisa para ter um rendimento satisfatório.
De posse dessas informações você poderá avaliar se necessita de um funcionário para cobrir folgas ou não.
Ao criar uma escala de folgas, jamais deixe nenhum funcionário com menos de 11 horas de descaço entre as jornadas de trabalho, nem com carga horaria semanal superior a 44 horas e carga horaria diária superior a 8 horas, essas 8 horas diárias de trabalho são contadas fora o horário de descanso/ alimentação.
Se o período de jornada de trabalho for de até 4 horas, não há necessidade de período de descanso/alimentação, se for de até 6 horas o funcionário deve fazer ao menos 15 minutos de descanso/ alimentação e se for superior a 6 horas o funcionário deve fazer um período minimo de 60 minutos sendo o máximo de 120 minutos, dependendo da função desempenhada e condição da empresa.

Como fazer controle de estoque

Como registrar um funcionario





Ao criar a escala de folga de funcionários não se esqueça de nunca deixar um funcionário com mais de 6 dias consecutivos de trabalho e todo funcionário deve ter ao menos 1 a cada 7 domingos livre, sendo que isso depende muito do sindicato representante da classe de seus funcionários que pode exigir até 1 folga a cada 3 domingos trabalhados.
Em sua escala de folgas e serviço estipule o período de descanso/ alimentação de cada funcionário, deixando claro o horário de inicio e fim do intervalo de cada um. Conheça também as necessidades de seus funcionários, se tem preferencia por algum dia da semana ou se necessita de um dia especifico para a realização de algum curso.
Monte a escala de folgas de um funcionário de cada vez para o período de 1 mês inteiro e por ultimo faça a escala de seu foguista, possibilitando a ele cobrir todas as folgas e gozar de seu período de descanso.
Deixe claro a seus funcionários que se desejarem trocar as folgas devem comunicar antes e aguardar autorização do superior.
Coloque a escala de serviço e folgas em local visível para todos os funcionários. Guarde todas as escalas empresas para evitar possíveis complicações futuras.





Escreva seu email e receba novidades.

Obrigado pela Visita!